A câmara de Viana do Castelo lançou a concurso público, por 500 mil euros, três obras de instalação de sistemas de eficiência energética para assegurar o aquecimento das águas dos banhos nas piscinas municipais através de coletores solares.

Trata-se de uma das medidas inseridas no plano delineado pela autarquia para 2011, no que toca à eficiência energética, através do qual serão investidos mais de um milhão de euros, anunciou o presidente da Câmara Municipal.

Segundo José Maria Costa, a primeira fase vai contemplar a instalação de equipamentos de eficiência energética nas três piscinas municipais, em Barroselas, Frederico Pinheiro e Atlântico.

‘Nomeadamente os painéis solares que vão servir para o aquecimento das águas dos banhos. Poupamos nas emissões de CO2 e em dinheiro’, explicou o autarca.

A Câmara está ainda a ‘ultimar projetos idênticos’ para os três maiores pavilhões desportivos do conselho, como os de Santa Maria maior, Monserrate e Monte da Ola.

Paralelamente, os serviços municipais estão a ‘analisar’ a eficiência energética de algumas escolas, para que se possa ‘durante este ano, apresentar novos projetos nesta área’.

Este anúncio surge depois da retificação, na segunda-feira, em reunião do executivo, da adesão do município ao ‘Pacto dos Autarcas’, compromisso assumido pelos aderentes de redução, nos próximos nove anos, de 20 por cento nas emissões de CO2.

No âmbito do mesmo plano, e numa altura em que o município já dispõe de vários pontos de carregamento elétrico, o autarca anunciou que a reconversão de viaturas do parque de automóveis da Câmara ‘será feita para viaturas elétricas’.

‘Já estamos a ver essas viaturas e já houve contatos com empresas fornecedoras’, acrescentou.

A Câmara está também a estudar a instalação painéis fotovoltaicos em infraestruturas municipais, de forma a produzir eletricidade e colocar na rede pública.

‘É um esforço grande do município em planos de eficiência energética, que passam também pela iluminação pública, em que estamos já a introduzir temporizadores para diminuir esses consumos’, afirmou José Maria Costa.

Studio Equinócio

fonte:http://www.correiodominho.com

About Post Author

Deixe um Comentário