Framingham, Massachusetts, 8 de setembro de 2011 – A comercialização de módulos fotovoltaicos deverá crescer anualmente a uma taxa composta (CAGR) de 5,7% no período de 2010 a 2015 de acordo com a IDC Energy Insights. Com as expectativas de crescimento na Ásia / Pacífico (excluindo Japão) e nos Estados Unidos, a venda de módulos solares fotovoltaicos irá atingir 30GW em 2015 com um valor estimado de mercado de US$ 330 bilhões.
O mercado de módulos solares fotovoltaicos experimentou um crescimento explosivo em 2010, aumentando 160% em relação a 2009. Após o primeiro trimestre de 2011 que abriu o ano com um declínio em relação ao quarto trimestre de 2010, o mercado de módulos solares começou a recuperação no segundo trimestre, aumentando mais de 42% sobre o trimestre anterior e registrando um declínio de apenas 9% em relação ao trimestre equivalente de 2010. Mudanças recentes no programa de FITs na Itália combinadas com metas agressivas na Índia e na China sinalizam uma mudança positiva na indústria solar nos próximos anos.
“As perspectivas de mercado para a energia fotovoltaica no primeiro trimestre de 2011 foram bastante desanimadoras”, diz Ryan Reith, gerente do programa – IDC Energy Insights. “As recentes alterações na China e Itália, bem como a revisão de metas de energia renovável em vários mercados , já nos deu esperança maior para o crescimento do mercado já em 2013.
Dean Chuang, analista sênior da pesquisa, acrescenta “O Japão, China e Índia lançaram seus novos programas de incentivo à energia solar, criando um ambiente necessário para o crescimento estável da tecnologia suportado pelo mercado alemão atualmente.
De acordo com dados do IDC Energy Insights, em 2010 a venda de painéis solares para os mercados da Ásia / Pacífico (excluindo Japão) e Estados Unidos foram responsáveis por 9,3% e 5,8%, respectivamente. Em 2015, os mesmos mercados devem crescer para 25,6% e 17,5%, criando novas oportunidades para os fornecedores e investidores.
Fonte: IDC
Leia a íntegra do artigo