O Reitor da Universidade de León (ULE), Ángel José Hermida, e o Presidente da Feve, Angel Villalba, assinaram um acordo que estabeleceu as bases para a cooperação entre as duas entidades para o desenvolvumento do projeto pioneiro chamando RoblaSolar, que visa criar um trem elétrico alimentado de forma autônoma por energia solar fotovoltaica.
O projeto RoblaSolar, liderado por Luis Panizo, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da ULE, visa construir um veículo ferroviário auto-propelido por um motor elétrico alimentado por energia solar, capaz de transportar pequenas cargas.
A energia que move o motor elétrico e alimenta as baterias será fornecida por painéis solares instaladores sobre o teto do veículo. Em paralelo, o motor também recuperará a energia de desaceleração e de frenagem para carregar as baterias. O design deste trem deverá atender a alguns critérios como, por exemplo, ser pequeno, leve, flexível e modular, onde a aerodinâmica desempenhe um papel importante na economia de energia. Isso significa que para realizar este projeto a universidade criará uma equipe multidisciplinar em áreas como eletricidade, eletrônica, mecânica, aerodinâmica, transportes, telecomunicações e ferroviário.
A RoblaSolar, em suma, é um projeto pioneiro de engenharia, que deverá integrar as mais recentes tecnologias de alta performance no campo da energia fotovoltaica e dos métodos de propulsão. A estrutura escolhida para a preparação e apresentação do projeto será carregada com um alto valor simbólico baseado no trem de carvão o que simboliza uma transição do carvão para energia limpa do Sol.