A Jelly Fish, divisão de aquecimento de água da Indústrias Tosi, um grupo com mais de 50 anos de história no mercado de HVAC-R Brasileiro, trouxe ganhos à unidade Novotel Morumbi, um hotel do grupo Accor, com suas soluções para aquecimento de água. O complexo conta com 190 quartos e está localizada em um dos centros comerciais de São Paulo, próximo ao novo cartão postal da cidade: a Ponta Estaiada.
O hotel utilizava originalmente uma estrutura baseada em aquecedores a gás GLP, popularmente tida como uma solução de baixo consumo energético. Entretanto, o custo ainda era alto e a administração identificou a possibilidade de reduzir este montante. Além disso, o hotel buscava uma forma de utilizar energia renovável. A Jelly Fish então apresentou algumas de suas soluções alternativas a essa forma de aquecimento de água.
O sistema apresentado era híbrido, composto por coletores solares e bombas de calor. Os coletores utilizam energia solar para o preaquecimento da água, que posteriormente é enviada a reservatórios. Quando utilizada pelos usuários, a mesma passa por bombas de calor que caso seja necessário aquecem-na dessa forma. A maior parte da energia usada para o aquecimento é proveniente do sol, o que conseqüentemente reduz o consumo de energia elétrica.
Foram instalados 93 painéis solares cobrindo uma área de 149m², que abastecem a um reservatório de 12 mil litros de água e 5 bombas de calor, além de um sistema CLP para controle de demanda. Entre redução de gastos de energia, água e gás, foi gerada uma economia de 80% ao hotel. Com foco em sustentabilidade e consciência ecologia, outro benefício foi a redução de emissões de CO². Mais de 14 mil quilos do gás deixaram de ser produzidos por ano graças ao abandono do GLP.
A instalação foi feita em 90 dias, e o novo sistema atende às necessidade de uma média de cinco mil hóspedes por mês além de 123 colaboradores. O consumo de gás se reduziu em 65% e as economias foram logo notadas pela administração do complexo.
O Novotel Morumbi foi capaz de fazer essa transição sem trazer impactos aos hóspedes, mantendo um excepcional nível de serviço. Ao mesmo tempo, modernizou sua estrutura de forma a se alinhas com as novas expectativas quanto à sustentabilidade e consciência ecológica graças à tecnologia utilizada.
Fonte:http://www.brasilturis.com.br/