Greg Barker, o ministro de energia, deve anunciar os planos para um gigawatt de energia elétrica gerada por painéis solares nas “propriedade do governo”.
Isso pode significar grandes parques solares em terras do governo, bem como os painéis em milhares de edifícios públicos e aumenta drasticamente o compromisso do Governo com as as energias renováveis o que provavelmente irá desanimar muitos conservadores seniores da “velha guarda”.
Em um discurso no início deste mês, Barker disse: “Nós precisamos fazer o próprio Governo líder em implantação da energia solar.”Edifícios públicos devem estar na vanguarda da mudança para a energia renovável.”Ele acrescentou: “Então, neste ano você pode esperar ouvir mais de mim em meus planos ambiciosos de garantir que a propriedade do governo desempenhe o seu papel na revolução energética descentralizada.
A Associação de Energia Solar ( Solar Trade Association) apontou que um gigawatt de energia solar seria equivalente a cerca de quatro milhões de painéis solares o que sugere que este gigawatt solar demandaria até 6.000 hectares de terra – o equivalente a 3.400 campos de futebol.O Ministério da Defesa é um dos maiores proprietários de terras da Grã-Bretanha, criando o potencial para parques solares a serem construídas em suas terras.Escola e hospitais também poderiam ser potenciais locais.
Normalmente a energia elétrica gerada por uma fazenda solar é introduzida na rede de eletricidade, enquanto que a energia gerada por painéis em telhados pode ser primeiramente e prioritariamente utilizada para alimentar o próprio edifício.
Barker disse que sua “ambição” é para a Grã-Bretanha atingir 22 gigawatts de energia solar instalados até 2020. A Associação de Energia Solar diz que um terço desta meta poderia vir de instalações em telhados das casas, um terço em grandes edifícios, como prédios comerciais, e um terço em fazendas solares. Segundo a associação mesmo que 10GW sejam implantados, isto equivaleria a 0,1 por cento da terra do Reino Unido área menor do que é utilizada para culturas não-alimentares, como linhaça, ou aterros sanitários.
Leonie Greene da Associação Solar disse: ” as fazendas solares têm um papel importante a desempenhar no fornecimento de energia verde de baixo custo. As fazendas solares também podem ajudar a impulsionar ativamente a biodiversidade britânica, fornecendo santuários para a vida selvagem. Apenas 5 por cento da terra uma fazenda solar está tomada com fixações, então 95 por cento da terra continua disponível para outros usos. A indústria solar está se movendo para certificar-se de que a terra utilizada pode ajudar a nossa flora e fauna ameaçadas de extinção. ”
Andrew Pendleton, da Amigos da Terra (Friends of the Earth’s), disse: “Transformar as terras do governo e prédios em uma miríade de mini-estações de energia é uma idéia fantástica e irá desfrutar de muito apoio.
“Ao ajudar escolas, comunidades e escritórios para se tornar geradores de sua própria energia, podemos escapar das garras das gananciosas seis empresas de energia e vencer a mudança climática.
Adaptado de: http://www.telegraph.co.uk/