O novo ministro de Energia, Tecnologia Verde e Água (KeTTHA) YB Datuk Seri Panglima Dr. Maximus Johnity Ongkili, lançou um novo pacote de incentivos à energia solar fotovoltaica (PV) através da criação de um sistema de financiamento oferecido pelo Alliance Bank para incentivar aos proprietários de residências a instalarem o sistema de energia solar fotovoltaica.
O objetivo dos novos financiamentos é aumentar o Programa Telhados Solares lançado na Malásia em 24 setembro de 2012 como um reforço para aumentar a participação pública no programa de incentivo tarifário (FIT), mecanismo empregado pelo governo para impulsionar o crescimento das energias renováveis na Malásia- no final de abril de 2013, foram aprovadas 1.079 pedidos com uma capacidade total de 14,63 MW.
A iniciativa visa encorajar outros bancos a criar pacotes de financiamento acessíveis para projetos de energia renovável, e em particular de energia solar fotovoltaica para os indivíduos pois no país, o financiamento bancário não é tão facilmente disponível para os indivíduos em comparação aos setores comerciais.
Após o primeiro esquema de financiamento por meio do Alliance Bank, o Governo espera que as instituições bancárias sejam mais receptivas para financiamento de energias renováveis, uma vez que isto levará à criação de um novo e moderno setor de negócios para o país e também promover a participação pública generalizada na geração de energia solar a partir de seus telhados.
Adaptado de:http://seda.gov.my/