O diretor da Meta Solar, Carlos Café apresentará o caso de sucesso da usina solar fotovoltaica na BPE- Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro durante o SolarInvest, evento que acontece em São Paulo nos dias 15 e 16 de Abril. O SolarInvest foi criado pela iniciativa “Colóquio Solar” e tem como proposta central a discussão entre investidores e governos na elaboração e manutenção de políticas industriais e energéticas que propiciem o advento da energia solar no Brasil. Pretendemos contribuir com o evento mostrado os desafios de todo processo de implantação da usina solar da BPE bem como destacar pontos que acreditamos sejam importantes para a consolidação do mercado de energia solar no Brasil comenta Café.


Moderna e sustentável a Biblioteca Pública Estadual localizada na Avenida Presidente Vargas se destaca dentre outros projetos pela implantação de uma usina solar fotovoltaica. O projeto da Light, desenvolvido através do programa estadual Rio Capital da Energia e implantado pela carioca MetaSolar ( www.metasolar.com.br) , irá garantir mais um ponto à eficiência energética do espaço.

A usina projetada pela MetaSolar foi concebida com as tecnologias necessárias para se integrar ao belo projeto arquitetônico da biblioteca e tem uma potência de 36 kWp , sendo composta por 162 painéis solares capazes de produzir anualmente 51,5 MWh/, energia suficiente para abastecer 30 residências. De fato a produção energética da usina é um dos critérios importantes que credenciam à biblioteca a pleitear o selo Ouro, a mais alta certificação concedida pelo sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental.

Os painéis solares fotovoltaicos selecionados e instalados pela MetaSolar convertem de forma silenciosa e sem partes móveis, a luz solar em energia elétrica. Nos sistemas conectados à rede eles geram corrente contínua (DC) que é convertida por meio de inversores em corrente alternada (AC) que então pode ser conectada e utilizada pela rede elétrica ou para consumo da Biblioteca. “A Biblioteca deve ser a primeira edificação do Rio a se registrar como unidade com microgeração de acordo com a resolução normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica e a unidade já está implantando os últimos requisitos de segurança para ser efetivamente ligada a rede”, comenta Café..

Cabe ressaltar ainda que se considerarmos a capacidade de operar por mais de 25 anos com tecnologia solar fotovoltaica irá reduzir a emissão de 132,5 toneladas de CO2 na atmosfera do planeta. Isto equivale a quantidade de carbono capturada por cerca de 800 árvores.

O projeto veio ao encontro do objetivo do Estado de incentivar o uso da energia solar na matriz energética estadual e foi viabilizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Light e implantada como uma solução all-inclusive da MetaSolar.

Onde comprar seu sistema de energia solar?
MetaSolar
www.metasolar.com.br
contato@metasolar.com.br

Participe do SolarInvest
http://www.viex-americas.com/component/content/article/1-proximos-eventos/205-solar

About Post Author

Deixe um Comentário