Campo militar na Normandia, em França, deu lugar a um parque fotovoltaico de 5 megawatts, cuja construção ficou a cargo da Martifer Solar, sendo propriedade de um fundo alemão.


As centrais solares fotovoltaicas podem ser os projectos energéticos da moda, mas não é todos os dias que o desenvolvimento destas instalações incorpora património histórico. Assim aconteceu na costa da Normandia, em França, onde a Martifer Solar acaba de instalar uma central fotovoltaica com 5 megawatts (MW), num antigo campo militar da Segunda Guerra Mundial.

Detido pelo fundo de investimento alemão Leonidas Associates IV, o novo parque solar foi construído pela empresa portuguesa em 12 semanas, tendo agora 21.400 painéis, numa área de 11 hectares, cuja electricidade será suficiente para abastecer o consumo de mais de um milhar de habitações.

A Martifer Solar desenvolveu o projecto desde a fase inicial até à ligação à rede, fornecendo todo o equipamento e assegurando a operação e manutenção da central. A instalação da central fotovoltaica teve pormenores diferentes do habitual num qualquer projecto do género. É que as galerias e bunkers construídos na Segunda Guerra Mundial foram preservados e convertidos em salas de operações.

“Este projecto apresentou várias dificuldades de execução pela necessidade de preservar algumas das estruturas de um antigo campo militar da Segunda Grande Guerra mas a Martifer Solar tem as competências necessárias para o desenvolvimento de qualquer projecto fotovoltaico, desde grandes parques até instalações de microgeração”, comentou o director da Martifer Solar em França, David Mota, em comunicado.

A Martifer Solar está globalmente presente em quase duas dezenas de países na Europa, América, África e Ásia, desde Espanha, Itália, Grécia e Reino Unido até aos Estados Unidos, passando ainda por geografias como Cabo Verde, África do Sul, Índia e Singapura.

Até à data, a Martifer Solar participou na implementação de mais de 150 MW de energia solar fotovoltaica em todo o mundo.

Fonte:http://www.jornaldenegocios.pt

About Post Author

Deixe um Comentário