No deserto de Mojave, na Califórnia-EUA, começou o Projeto Blythe de Energia Solar que anuncia a maior usina de energia solar do mundo com espelhos parabólicos para concentrar a radiação solar e através da geração de vapor, produzir energia elétrica.
Autoridades e cidadãos da California participaram da cerimônia liderada pelo governador Jerry Brown, que disse estar muito satisfeito com o desenvolvimento das energias renováveis no estado, especialmente da energia solar , o que mostra que o progresso é possível com respeito ao meio ambiente.
Uma vez construída a usina ainda a maior já anunciada em todo o mundo com uma capacidade de produção de mais de 1.000 MW, produzirá energia suficiente para satisfazer as necessidades de cerca de 750.000 casas.
Bronw disse que a usina solar fará dos EUA, especificamente a Califórnia, se tornar uma liderança no tema.
Na mesma área do deserto de Mojave, no sudeste da Californa, já há nove plantas solares com capacidade de 354 megawatts. A usina Ivanpah, também localizada no sul da Califórnia e atualmente em construção, vai produzir 370 megawatts.
O projeto da Trust Company Solar da América é uma joint venture entre empresas alemãs Ferrostaal e Solar Millennium e é responsável pelo avanço do Projeto da Central solar Blythee. As expectativas é que a planta esteja gerando energia já em 2013.