O Hospital Infantil Maria Lucinda, no Parnamirim, já pode contar com novo e moderno sistema de aquecimento de água. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) substituiu 12 chuveiros elétricos do Pavilhão São José e instalou coletores solares para o aquecimento do banho dos pacientes, o que vai proporcionar uma redução de consumo e economia na conta de energia.
O projeto executivo desenvolvido pela GRASS Arquitetura e Soluções foi elaborado dentro das premissas do Programa de Eficiência Energética da Celpe que doou e instalou no hospital um sistema completo de aquecimento solar de água. O sistema de aquecimento solar foi fornecido pela empresa Transsen.
O Hospital Maria Lucinda presta atendimento clínico gratuito a crianças e adolescentes e é mantido por meio de doações e da receita dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na instituição, são realizadas por dia de 35 a 40 cirurgias e os atendimentos ambulatoriais ficam na faixa de 500 diariamente.
De acordo com a presidente do Hospital, Giovana Henrique Almeida, a ideia da instalação das placas solares partiu da Sociedade dos Amigos do Hospital Infantil Maria Lucinda (Sahima), grupo de voluntários unidos na organização de eventos em busca de auxilio financeiro para a instituição.
Para o arquiteto Gustavo Gravatá, diretor da GRASS que está concluindo sua especialização em Eficiência Energética nas Edificações, a inserção do aquecimento solar é uma das premissas básicas contempladas nos projetos da empresa. “Estamos trabalhando para levar a nossos clientes soluções que estejam conectadas com a sustentabilidade das edificações”, comenta.
O uso do aquecimento solar em hospitais é muito importante, comenta o sócio e também arquiteto Flavio Gravatá. A economia gerada com a tecnologia tem impacto direto nos custos de gestão dos hospitais que podem aproveitar esta economia para aplicar no seu fim que é a oferta e melhoria de serviços de saúde.
A inserção do aquecimento solar na arquitetura hospitalar vem sendo desenvolvida pela GRASS em conjunto com as empresas do Grupo Marca Solar e vários hospitais do Brasil já contam com avaliações de viabilidade e projetos das empresas do grupo. A grande vantagem de se contratar um projeto independente do fabricante é que vários critérios de projeto podem ser debatidos antes do processo de aquisição dos equipamentos, vantagem para quem compra e para quem fornece e por isto oferecemos um serviço de projetos muito próximo aos nossos clientes e que cria um diálogo aberto entre todos, finaliza Gustavo.
A GRASS
Empresa de arquitetura e engenharia com sede em Vitória, Espirito Santo. Membro do Grupo Marca Solar, a empresa oferece ao mercado serviços de projeto, certificação energética de edificações e arquitetura bioclimática.
www.grassprojetos.com