Estado contrataria produção para incentivar o desenvolvimento da fonte na região; certame já conta com cerca de 20 interessados
Por Wagner Freire- O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira revelou que o governo do Estado está unindo forças para promover um leilão exclusivo para a contratação de energia solar. Segundo Oliveira, a ideia é incentivar toda a cadeia solar – não só a de geração de energia, mas também a indústria de equipamentos e produção de módulos solares.
Oliveira disse que proposta está apenas aguardando regulamentação para ser colocada em prática.”Hoje já temos cerca de 20 interessados. Empresas da China, da Índia, de Portugal, do Brasil. Temos consciência que isso é um projeto pioneiro e que vai se conquistando aos poucos.”
Questionado sobre os planos do governo para dar competitividade à fonte, o presidente da Adece explicou que o Estado criou um fundo de equalização da diferença entre a energia solar e as demais fontes. “Temos empresas chegando hoje a um custo de geração solar próximo de R$450 por MW. O Fies [Fundo de Incentivo a Energia Solar] pagaria essa diferença entre o custo das outras fontes até que o preço, com o desenvolvimento da tecnologia, fique competitivo ao passo de não mais precisar desse recurso”, explica. De acordo com Oliveira, esse fundo conta com R$10 milhões liberados pelo governo.
A ideia é também incentivar os consumidores livres a adquirir essa energia, com a criação de um “selo verde” que poderia ser utilizado com marketing ambiental pelas indústrias.
PAC da energia solar
O presidente da Adece revelou ainda que na última reunião com os parlamentares do governo sugeriu a criação de um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para incentivos à energia solar. Segundo ele, é preciso que o governo crie um marco legal e também promova leilões específicos para a fonte. “Os investidores estão interessados, mas precisam de garantias que viabilizem seus investimentos”, finalizou.
Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/