RIO – O diretor-presidente Furnas, Flavio Decat de Moura, afirmou nesta segunda-feira que a empresa se prepara para participar de leilões de energia eólica e solar que o governo federal deve lançar em breve. Segundo ele, o investimento da companhia em energia alternativa ocorre em função da possibilidade de Furnas vencer os leilões de energia.
“Vamos entrar em todos, estamos com uma chamada pública e já temos 1.000 MW em parques eólicos para disputar os novos leilões. Se conseguirmos vencer tudo, vamos construir 1.000 MW rapidamente”, comentou o executivo, durante o Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20.
Segundo ele, Furnas já tem um parque de geração de energia eólica de 800 MW em construção. “Não temos um limite para isso. Enquanto o Brasil colocar energia eólica em leilão, nós vamos disputar para seguir essa vertente. Tanto eólica quanto solar.”
Decat estimou que a participação dessas energias alternativas no portfólio da empresa, hoje abaixo de 2%, pode chegar a 20% em dez anos. “A gente tem a expectativa de que o governo vá fazer leilões específicos para a energia solar e, portanto, pagar mais por essa energia”, acrescentou. “Tenho ouvido falar no âmbito do governo que é ainda para esse ano.”
Fonte:http://www.valor.com.br/