A utilização de energia solar térmica nas redes de aquecimento urbanas (solar district heating – SDH, em inglês) começa a dar os primeiros passos em França, com o lançamento, em Julho, do primeiro projetoo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) neste campo. Trata-se do projeto “Smart Grid Solaire Thermique” (Rede Inteligente Solar Térmica) e visa a integração da energia solar térmica nas redes de aquecimento urbanas, promovendo, dessa forma,novas formas de utilizar esta fonte energética em França.
Durante cinco anos, o projeto vai ter como missão encontrar um “pacote” que inclua soluções técnicas, financeiras e jurídicas para o desenvolvimento desta tecnologia. Entre os principais desafios estão: o desenvolvimento de soluções de redes de aquecimento na França, em particular no Sul; o desenvolvimento de coletores solares térmicos adaptáveis a esta aplicação; o estudo de soluções de armazenamento de calor a longo prazo; a criação de serviços técnicos e financeiros de engenharia especializados na integração de calor solar em redes urbanas; desenvolvimento de serviços específicos para operadores de SDH.
O orçamento total do projecto é de 4,7M euros, sendo que 2M euros serão financiados pela agência para a energia francesa, ADEME, através do programa de investimentos em energia renovável para o futuro. A coordenação está ao cargo da CLIPSOL, contando com empresas como a Cofely – GDF Suez e a TECSOL como parceiros. O projecto pretende ainda contribuir para os objectivos ambientais e energéticos definidos pela França no âmbito da estratégia “Le Grenelle Environnement”.