O Município eThekwini atingiu e superou sua meta prevista para 2015 de instalar 10 mil aquecedores solares de água residenciais com dois anos de antecedência. O número de aquecedores solares de água instalados por meio dos dois programas de incentivo no Município agora está em 30.550 sistemas.
Existem dois tipos de programas de aquecimento solar de água em eThekwini. O programa solar visa implementar aquecedores solares de baixa pressão em empreendimentos habitacionais de baixo custo na área Municipal do eThekwini. O programa foi lançado em 2009 pela Câmara Municipal eThekwini e financiado pela Eskom, distribuidora nacional de energia elétrica. As unidades foram instaladas de forma gratuita para moradores.
Após o sucesso do programa destinado às famílias de menor renda, um programa de aquecedor solar de água foi lançado em toda a cidade em 2010, no âmbito do programa Solar Shisa. O conceito foi uma ideia do Escritório de Energia da eThekwini Município que visa promover tecnologias verdes e métodos de energia renováveis e sustentáveis. A ideia era ajudar os moradores eThekwini para poupar dinheiro em suas contas mensais de energia elétrica e reduzir seu impacto sobre o meio ambiente.
A ideia inicial era de que a cidade iria comprar os aquecedores solares a granel, por sua vez, tornando-os mais baratos, e, então, oferecer instalação para os moradores através de um modelo “-pague com a economia”, ou seja, os moradores teriam que pagar a cidade ao longo dos anos. Mas a ideia foi rejeitada pelo governo nacional na base de que a cidade se tornaria um agente de empréstimo, o que não estava dentro das normas legais para os municípios sul-Africano.
Em resposta a isso, o escritório da Energia decidiu tomar uma abordagem diferente, que incluiu o lançamento de um site para promover a iniciativa solar em toda a cidade, na criação de extensa publicidade e marketing e na oferta de um desconto financeiro para incentivar mais e mais os moradores a se inscreverem para instalar os aquecedores solares de água.