O setor de energia solar nos Estados Unidos continua seu rápido crescimento ganhando uma fatia maior do mercado global de acordo com relatório pubicado pela GTM Research e a Solar Energy Industries Association (SEIA).
A energia solar fotovoltaica instalou 314 megawatts no segundo trimestre de 2011, 69 por cento mais que o mesmo período do ano passado e 17 por cento mais do que o primeiro trimestre de 2011. Os sinais indicam que o país chegará à 1.750 megawatts de energia solar fotovoltaica em 2011, o dobro do ano passado, e suficiente para abastecer mais de 350.000 domicílios.
“Os dados do segundo trimestre mostram que setor de energia solar continua a ser um dos que mais cresce nos Estados Unidos”, disse Rhone Resch, presidente e CEO da SEIA.
“Mais de 100.000 americanos estão empregados no setor energia solar, duas vezes mais que em 2009. Eles trabalham em mais de 5.000 empresas, sendo a grande maioria pequenas empresas e localizadas em todos os 50 estados”
A utilização de usinas solares cresceu 37 por cento e sua aplicação no setor comercial cresceu 22 por cento, no segundo trimestre. No segmento residencial foram instalados em torno de 60 Megawatts , uma queda de 5,7 por cento sobre o trimestre anterior. O relatório prevê uma maior arrancada do mercado solar no setor residencial com a expansão dos negócios solares estabelecidos com base nos modelos de leasing.
No mercado de energia solar de concentração, incluindo tanto as centrais heliotérmicas como as tecnologias de concentração fotovoltaica, mais de 600 megawatts estão em construção em no país e a previsão é que mais 7.000 megawatts de centrais solares atendam a 1,4 milhões de lares.
“O crescimento dinâmico do segundo trimestre é resultado do aumento da concorrência no mercado de energia solar competição, que levou para baixo o preço dos painéis solares em 30 por cento desde o início de 2010″, acrescentou Resch. “Esta é uma boa notícia para os clientes residenciais e empresariais, pois a energia solar se torna mais acessível a cada dia.
Adaptado de http://www.solardaily.com/