A fábrica terá capacidade de produção de 380 mil módulos por ano e 51,8 milhões de células fotovolta
O governador André Puccinelli assinou um termo de acordo para concessão de incentivos fiscais para a empresa americana Solar-Par, que investirá R$ 220 milhões e será responsável por toda a cadeia produtiva de painéis solares.
Segundo o governador, a instalação da nova indústria, única no segmento na América do Sul e que terá outras duas unidades no Brasil, é resultado da ousadia que o Estado tem tido ao conceder incentivos fiscais e portanto realizando uma industrialização maciça em MS, gerado empregos e distribuição de renda. “O mercado de MS é insuficiente para absorver os 50 milhões de células fotovoltaicas que serão produzidas.
Para tanto, temos que dar incentivos a mais para que esses produtos possam chegar a outros centros consumidores de forma competitiva”, disse durante a assinatura.
De acordo com o presidente da Solar-Par, Tersandro Milagres, no Estado serão produzidos a célula e o módulo, no entanto a área de 10 mil metros quadrados necessária para a edificação inicial ainda não foi definida. “Estamos entre Terenos, Campo Grande e Sidrolândia, mas dentro de um mês já teremos a definição.
A ideia é começar a primeira fase de implantação em setembro deste ano e concluí-la em julho de 2015. A segunda fase será em julho de 2016 e a terceira em 2018, mas quem define realmente as etapas é o mercado. Escolhemos MS para atender a região Centro-Oeste e também pelos incentivos fiscais, como os 94% de isenção do ICMS e o apoio que teremos”, explicou.
Com a implantação da indústria inicialmente serão gerados 185 empregos diretos e 230 indiretos. A fábrica terá capacidade de produção de 380 mil módulos por ano e 51,8 milhões de células fotovoltaicas, que compõem os módulos de geração de energia.
A tecnologia – Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. São compostos por células que captam a luz do sol. Estas células são chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz. As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.
Fonte:http://www.acritica.net/