A empresa de energia Sul-Africana, Eskom, anunciou um plano para instalar um milhão aquecedores solares de água até 2015 em um movimento que promete ser uma grande iniciativa verde para a nação arco-íris. O aquecimento de água responde entre 30 e 50% da demanda de eletricidade das residências e o uso de aquecedores solares faz sentido nesta nação de Sol tão abundante.
A Eskom fornece eletricidade gratuita para as familias mais necessitadas há muitos anos. No entanto, este uso da eletricidade livre tem sido limitado ao uso de iluminação. Estas famílias, portanto, usam aquecedores a querosene que causam a poluição do ar e riscos de incêndios e queimaduras graves. Diante deste cenário a Eskom vai oferecer gratuitamente um sistema de aquecimento solar com capacidade de 110 de armazenamento de água para essas famílias.
Mesmo para as famílias que não se qualificam dentro do programa de eletricidade livre, a Eskom oferece rebates de até 120% do custo do aquecedor. O usuário tem que registrar-se para ter direito ao rebate e instalar um aquecedor solar aprovado pela Eskom, que já qualificou cerca de 80 fornecedores após testes realizados em seus laboratórios para a aferição da qualidade, eficiência e segurança.
Isso deve ajudar a compensar algumas das preocupações que cercam a construção das insustentáveis usinas a carvão para atender às necessidades de energia da nação. A África do Sul também tem assumido outros projetos de energia solar, incluindo um enorme projeto de usinas solares que está sendo construído em fases e cuja capacidade total prevista é de 5GW. O primeiro 1GW solar está previsto para se conectar à rede de energia do país em 2012.