Uma das vantagens intrinsecas e exclusivas da energia soar é de ser capaz de ser usada para todos os tipos de aplicações e para produzir energia em todos os tipos de lugares do planeta.Isto deveria por si só lhe garantir uma posição de destaque no planejamento energético renovável de qualquer sociedade rumo a uma economia solar planetária.
Na cidade de Phoenix, no estado do Arizona- EUA começaram a usar energia solar para gerar ar fresco e climatizado em uma estação ferroviária. O sistema é muito simples: enquanto os passageiros que aguardam a chegada de seu trem podem pressionar um botão e ativar o ar frio produzido pela refrigeração solar.
Esta tecnologia é muito útil nesta região do país que as temperaturas são muito elevadas durante o dia e se detecta concentração significativa de calor em espaços confinados.
O resfriamento é executado por 15 minutos e depois desliga para economizar energia e isso é suficiente para tornar o ambiente fresco e confortável no interior da estação de trem.
A instalação do sistema de refrigeração solar custou US $ 300.000 para a sua implementação foi tomado como um exemplo de sistemas semelhantes que ja funcionam em Dubai. A tecnologia solar foi financiada através de publicidade em sua própria estação de trem, um modelo bastante interessante para incentivar energia solar em espaços públicos.
A cidade de Phoenix tem planos para a extensão deste sistema a outras estações de trem, devido ao bom desempenho que ele gera. Ao contrário do uso de sistema de ar condicionado convencional, este não produz dióxido de carbono e outros gases poluentes e ainda reduzi o consumo de energia elétrica e consequentemente as despesas.O uso de energia limpa ajuda a reduzir as emissões de CO2 e converter lugares públicos amigáveis ao meio ambiente informando e educando a sociedade sobre as inúmeras aplicações que o Sol permite.
Certamente outras cidades imitar esse sistema e se beneficiar do uso do Sol para gerar luz, calor, frio e eletricidade.