por Equipe Energia no Brasil em 28/07/2011 em Energia solar
Esta é uma das famílias beneficiadas pelo projeto-piloto de Xapuri
Inesgotável, renovável e não poluente, a energia solar – a captação da radiação emitida pelo Sol e sua transformação em eletricidade – é uma forma de levar energia elétrica e seus benefícios para comunidades isoladas em regiões de difícil acesso no Brasil.
Uma iniciativa importante é o projeto-piloto de Xapuri, desenvolvido pela Eletrobras e pela Eletrobras Distribuição Acre em parceria com o GIZ, órgão alemão de cooperação técnica, dentro do Programa Luz para Todos, do governo federal. Localizado em Xapuri, no Acre, o projeto contempla três comunidades seringueiras da Reserva Agroextrativista Chico Mendes: Dois Irmãos, Iracema e Albracea.
Cerca de 100 domicílios e três escolas são beneficiados pelo programa, que forneceu e instalou kits com painéis fotovoltaicos, quadros de distribuição, pontos de luz e lâmpadas para as famílias. Os beneficiados recebem, no mínimo, 13 kWh de energia por mês – levando em consideração o mês de menor incidência solar –, reduzindo ou eliminando a necessidade de emprego de lamparinas a querosene e aparelhos movidos a pilha.
Outra iniciativa para levar luz a comunidades isoladas da Amazônia é a instalação de miniusinas fotovoltaicas. Doze empreendimentos desse tipo estão sendo implantados pela Eletrobras Amazonas Energia e vão beneficiar 222 famílias, de 12 comunidades, dos municípios amazonenses de Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Maués e Novo Airão.
Entre os benefícios da chegada da energia elétrica estão o maior conforto para as comunidades atendidas e a melhoria dos recursos nas escolas, com a possibilidade de uso de ferramentas como vídeos e computadores nas aulas.