Em discurso nesta sexta-feira (22), o senador João Durval (PDT-BA) alertou para a necessidade de o governo investir mais na utilização do potencial brasileiro de energia solar, em especial na região do semi-árido, e de ampliar assim a participação dessa fonte na matriz energética do país. Uma estratégia fundamental para alcançar esse objetivo segundo o senador baiano é a realização de leilões específicos para essa modalidade.

– Faço daqui desta tribuna um apelo ao governo federal para que realize um leilão específico para a implantação de usinas de energia solar principalmente no semi-árido nordestino o mais rápido possível. Como é comum a ocorrência de longos períodos de estiagem, é claro que sol não falta naquela região – disse o senador.
João Durval ressaltou que o Brasil apresenta grandes vantagens em comparação com a maioria dos países desenvolvidos ou emergentes, mas ainda está “30 a 40 anos atrasado na exploração desse tipo de energia comparado a países como Alemanha, Estados Unidos e Arábia Saudita”.

– Basta olhar o mapa térmico do potencial solar do Brasil. Nele, vemos uma grande mancha vermelha o ano inteiro em todo o semi-árido nordestino, da Bahia até o Ceará, uma imensa área das mais adequadas do mundo para a a geração de energia solar – assinalou.

Em seu discurso, o senador acrescentou também os benefícios do baixo impacto ambiental desse tipo de fonte energética.

– É preciso ampliar a matriz energética brasileira para que não tenhamos os problemas que estamos vivendo agora no futuro. É necessário investir em uma tecnologia que não tem impacto ambiental e é de rápida implantação como é o caso da energia solar – acrescentou.

Fonte:http://www12.senado.gov.br

About Post Author

Deixe um Comentário