A empresa norte-americana DuPont começou a avaliar no Brasil coletores fotovoltaicos revestidos com películas finas para captação de energia solar.
A pesquisa esta sendo realizada juntamente com o Instituto de Eletrotécnica e Energia da universidade de São Paulo (IEE/USP), em laboratório montado em Barueri (SP).
Avaliações periódicas são realizadas pelos técnicos, a fim de prever o desempenho dos novos módulos comparando-o ao de equipamentos convencionais, fabricados com células de silício.
Segundo a DuPont, é a primeira iniciativa no país, destinada a obter um histórico de performance de filmes semicondutores em condições climáticas locais.
Conhecida como Copper Indium Gallium diSelenid (CIGS) e desenvolvida em parceria com a Global Solar Energy, do Arizona, a tecnologia de filmes semicondutores substitui as células de silício cristalino convencionais.
Entre os aspectos diferenciais positivos, está a utilidade de ser aplicada em superfícies como uma película uniforme. Também apresenta resultados no processo de produção porque reduz o desperdício de material.
Studio Equinócio
Fonte: http://www.odebate.com.br/