Assembléia Legislativa da Paraíba realizou um esforço concentrado e os deputados votaram 300 matérias que contavam da Ordem do Dia da casa nesta semana, entre projetos de lei, requerimentos e veto do governo apostos a projetos de autoria dos parlamentares.
Na oportunidade a Casa derrubou o vetos de nº 79/2012, ao Projeto de Lei nº 578/2011, de Francisco Quintans, que obriga a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar e reaproveitamento de água de chuva na construção ou reforma prédios públicos.
A energia solar térmica é a forma mais eficiente, limpa e disponível de gerar água quente em edificações e seu uso em prédios públicos como hospitais, creches, asilos, escolas,etc permite a redução das contas públicas haja vista que os aquecedores solares podem reduzir em mais de 70% o consumo de energia elétrica e gás destinados a gerar água quente. Tornar obrigatório é necessário diante da urgência e gera uma educação rápida e eficiente da sociedade para o tema pois passa a exigir que arquitetos e construtores contemplem na fase inicial de seus projetos a inserção da tecnologia solar térmica, o que a torna ainda mais viável e sustentável.