O primeiro projeto piloto de utilização de energia solar térmica para processos industriais na Espanha, no âmbito do projeto europeu SO-PRO, já está em funcionamento. A instalação está localizada em Jerez de los Caballeros, servindo à empresa de indústria alimentar Montesano. A iniciativa europeia Solar Process Heat (SO-PRO) tem como objetivo promover o uso da energia solar térmica para calor de processos.
Segundo Francisco Puente Salve, o chefe de projetos da entidade responsável pelo SO-PRO na Espanha, a Escan S.A., a instalação conta com 120 colectores solares térmicos, com uma área total de 252 m2, dispondo de dois depósitos de 15.000 litros cada, 30.000 no total, que “se fabricaram in situ”. O sistema produz água quente industrial que é utilizada principalmente para limpeza e lavagem dos produtos de carne, mas também das embalagens plásticas, chãos, etc..
O projecto em Jerez de los Caballeros implicou um investimento de 175.000 euros, e foi beneficiado de um subsídio de 61.250 euros, aponta a Escan S.A.. Em termos de poupança, espera-se que o sistema permita economizar 13.760 euros por ano, resultando num período de retorno de 8,3 anos.
Atualmente cerca de 30% do consumo total de calor no setor da indústria demanda baixas temperaturas, as quais podem muito bem ser alcançadas com os coletores solares térmicos convencionais e que estão amplamente disponíveis no mercado. Foi nesse sentido que surgiu, em Novembro de 2009, o projecto Solar Process Heat. “A aplicação de energia solar térmica para fornecimento do calor de processo é especialmente adequada para empresas que requerem calor de processo a baixas temperaturas (abaixo dos 100ºC, melhor ainda se forem abaixo dos 50ºC) em especial durante os meses de Verão”, refere Christine Öehlinger, coordenadora do projecto (Agência de Energia da Alta Áustria – O.O. Energiesparverband). O projecto acontece até Outubro de 2011.
Fonte:http://www.climatizacao.pt/noticias
No mês de Julho, o Studio Equinócio participou de um workshop internacional na Alemanha dedicado à aplicação da tecnologia solar para calor de processos industriais e vem oferecendo consultorias à diferentes setores industriais no Brasil ( cervejarias, têxteis, mecânicas,etc) na análise inicial de viabilidade da implantação da tecnologia.