Apenas cerca de 1/3 da população rural de Bangladesh têm acesso à eletricidade. Cerca de 16 milhões de residências ainda têm que ser conectadas a uma rede elétrica. Isso está mudando rapidamente com a ajuda do Banco Mundial. Em 4 de outubro, a International Development Association (IDA) do Banco Mundial, aprovou uma linha de crédito 172 milhões dólar para apoiar a instalação de energia solar e outras energias renováveis para sistemas “mini-rede” para mais 630 mil casas na área rural de Bangladesh. Os fundos foram adicionados à Rural Electrification and Renewable Energy Development Project (RERED) da IDA que visa instalar sistemas de energia solar em mais de 1 milhão de casas rurais e empresas de Bangladesh em 2012. Este último financiamento segue um adicional de US $ 130 milhões do Banco Mundial concedido ao RERED em dezembro de 2009.
Mais de 300.000 sistemas de energia solar já foram instalados através do programa RERED do IDA. A instalação mais recente de crédito IDA tem um prazo de 40 anos para a maturidade com um período de carência de 10 anos e carrega uma carga de serviço de 0,75%.
RERED em Bangladesh e ao redor do Mundo
Em Bangladesh, o programa está sendo realizado pela Infrastructure Development Co. (IDCOL), uma instituição financeira de propriedade do governo de Bangladesh. Organizações parceiras, principalmente sem fins lucrativos, ONGs, instalam os sistemas de energia solar.
“Mais de um milhão de casas e lojas em áreas remotas deverão ter instalado sistemas de energia solar com o apoio do Banco Mundial e outros parceiros de desenvolvimento. Tais sistemas são os mais adequados para comunidades isoladas e dispersas que não pode alcançar a ligação à rede.”, disse Ellen Goldstein, diretor do Banco Mundial para Bangladesh em um comunicado de imprensa.
“Os sistemas de energia solar já melhoraram a qualidade de vida de milhões de pessoas em Bangladesh e proporcionou oportunidades para as empresas em uma nova aldeia.”
O objetivo do programa RERED do IDA é ajudar a trazer energia limpa e renovável em rurais e promover o desenvolvimento econômico do Afeganistão, Camboja, Malawi, Tanzânia, Uganda e Iêmen, assim como Bangladesh.
O programa IDA foi instalado e está em atividade por uma década no Bangladesh. Além da concessão de financiamento de sistemas de energia solar, que proporciona os esforços de ligação à rede.
E também ajudou a projetar e implementar um programa de eficiência energética, a iniciativa de Iluminação Eficiente, que estabeleceu um recorde através da distribuição de 5.000 mil lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) em um único dia, reduzindo potencialmente a demanda de eletricidade em 50 megawatts (MW) . A IDA ajudou Bangladesh obter financiamento de carbono para o projeto e está trabalhando com o governo para construir instalações de manufatura lâmpadas compactas para atender à demanda de reposição CFL.
Fonte:http://smartgridnews.com.br/