O Banco Europeu de Investimento (BEI) decidiu investir 345 milhões de euros no projeto da estação solar de Ouarzazate, em Marrocos.
Segundo um comunicado do BEI transmitido à imprensa no fim de semana em Bruxelas, este investimento representa a metade do custo total do projeto no qual participam a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Cooperação Alemã, bem como MASEN.
O projeto de Ouarzazate visa a instalação de 20 gigawatts de capacidade suplementar de produção de energia de origem renovável até 2020. O projeto deverá atingir a capacidade de 500 megawatts.
O comunicado precisa que o projeto visa transportar a eletricidade produzida não só para os países da margem norte do Mediterrâneo, mas igualmente para o mercado do norte da Europa, em particular a Alemanha, grande consumidor de energia.
A usina solar de Ouarzazate deverá gerar 160 megawatts quando a primeira etapa estiver pronta, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 300 mil habitantes. Quando a segunda etapa de construção desta planta for construída, ela deverá gerar 500 megawatts. Esta é a primeira de cinco usinas solares que o país planeja construir até 2020 e que, juntas, deverão produzir 2 mil megawatts de energia.