A Associação da Indústria Fotovoltaica (AEF) e o Colégio de Arquitetos de Madrid (COAM) assinaram um acordo que irá avaliar e promover a integração de energia solar fotovoltaica na arquitetura espanhola.
Este acordo estabelece as linhas de colaboração para informar, educar e difundir a tecnologia solar fotovoltaica como um item necessário ao desenvolvimento de energia alternativa na arquitetura da Espanha, tanto em novos como em edifícios antigos que serão reformados.
Será promovida uma ampla gama de ações com cursos e seminários na energia fotovoltaica e sua eventual integração na arquitetura.
Em paralelo a AEF prestará assessoria a arquitetos e irá disponibilizar em breve, uma ferramenta de pré-cálculo on-line na qual os parâmetros da instalação solar são determinados como a potência instalada, energia produzida, peso das instalações e uma abordagem dos custos de implementação.
Enquanto isso, o COAM difundirá a iniciativa junto ao colegiado, outras associações profissionais, organizações e grupos próximos à arquitetura promovendo atividades e oportunidades no campo da eficiência energética e sustentabilidade ambiental através de energia solar fotovoltaica.
De acordo com Paloma Sobrini, decano da COAM “, com o trabalho podemos reduzir os custos de eletricidade solar renovável e torná-la acessível ao público em geral.”
Jose Luis Martinez, vice-presidente executivo da AEF, estima que “o acordo representa um passo importante no desenvolvimento da integração da energia solar fotovoltaica em uma arquitetura sustentável, que irá beneficiar a todos os cidadãos.”