A Arábia Saudita, um dos maiores países produtores de petróleo, vai investir cerca de 100 mil milhões de dólares (mais de 77 mil milhões de euros) em projectos de energia solar durante as próximas duas décadas. O objectivo é instalar cerca de 41 Gigawatts (GW) de energia solar eléctrica, o que deverá corresponder a um terço do consumo eléctrico em 2032, de acordo com o gabinete de aconselhamento para o desenvolvimento sustentável saudita, King Abdullah City for Atomic and Renewable Energy (KA-CARE).
Segundo a mesma fonte, o país deverá instalar 16GW de capacidade solar fotovoltaica e 25 GW de solar concentrado (CSP) até 2032 e ainda 4GW de energia geotérmica e de transformação de resíduos para energia, refere a Reuters. O anúncio foi feito durante o Saudi Solar Energy Forum, que teve lugar a 8 de Maio em Riade. Os planos terão ainda de ser aprovados, devendo arrancar em princípios de 2013.
Com isto, pretende-se criar um sector de energia solar sustentável que ajude na estratégia de criação de uma nova indústria energética doméstica do país e reduza o consumo de petróleo. Ao concretizar-se a instalação de 41 GW, a Arábia Saudita não só fica entre os líderes mundiais no que respeita à energia solar eléctrica, como pode poupar cerca de 520 mil barris de petróleo por dia.