A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, na reunião pública da última terça-feira (02/08), a Chamada de Projeto Estratégico de P&D “Arranjos técnicos e comerciais para inserção da geração solar fotovoltaica na matriz energética brasileira”. O objetivo é proporcionar a viabilidade técnica e econômica da geração solar fotovoltaica em território nacional, além de aumentar a segurança do abastecimento eletro-energético e a diversificação da matriz energética.
A discussão sobre o tema se intensificou em 2010, quando foi criada uma comissão técnica composta pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), pela ANEEL e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A meta dessa comissão é promover soluções científico-tecnológicas e inovações para o atendimento das necessidades do país relacionadas ao setor de energia elétrica e ao desenvolvimento nacional.
Entre os objetivos da chamada de projeto estratégico P&D estão incluir a geração solar fotovoltaica na matriz energética brasileira, estimular a redução de custos da geração solar e incentivar o desenvolvimento no país de toda a cadeia produtiva da indústria solar fotovoltaica, com a nacionalização da tecnologia empregada.
Ao contrário do que ocorre com outros projetos de P&D, as propostas de projetos estratégicos terão avaliação inicial obrigatória, presencial e acompanhamento da execução do projeto por meio de reuniões periódicas.
A chamada será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e poderá ser consultada aqui ou no endereço eletrônico da ANEEL (http://www.aneel.gov.br), no item Educação/Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento, Temas para Investimentos em P&D. (PG/GL).
Fonte: ANEEL