O Ministério alemão de meio ambiente alemão (BMU) vai introduzir incentivos para desenvolvimento e implantação de sistemas de armazenamento de energia para instalações solares fotovoltaicas a partir de 2013.
O regime de incentivos, que foi incluído na Lei de Energias Renováveis (EEG) no verão passado tem previsão de entrar em vigor a partir de Fevereiro de 2013. O programa multimilionário (€ 50 milhões) dever direcionar recursos para alimentar o desenvolvimento de tecnologias, bem como agir como um trampolim para o armazenamento de energia em pequenas instalações.
Sistemas distribuídos de armazenamento solar conectados à rede podem aumentar a capacidade da rede elétrica em 66% sem a necessidade de expansão da rede adicional e ainda reduzir a geração de pico de energia em 40 por cento, de acordo com um estudo recente elaborado pelo Instituto Fraunhofer. Para a federação alemã da indústria solar BSW a iniciativa também assegura a estabilização (manutenção da tensão e freqüência da rede ) no fornecimento de energia renovável à estas redes.
Na sequência da criação da legislação para o armazenamento de energia solar na Alemanha, a Federação alemã de armazenamento de energia solar (BVES) foi fundada tendo como principal objetivo garantir um mercado estável armazenamento de energia na Alemanha.