Um grupo de empresários alemães se reuniu com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, para apresentar um conjunto de projetos em energia solar que, juntos, somam €1,5 bilhão em investimentos no Estado.
Acompanhados do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, responsável por convidar a comitiva a Natal, os empresários apresentaram para a governadora um projeto de produção de placas para geração de energia solar a partir de areia, matéria prima abundante no Estado. Posteriormente, seriam instaladas usinas para produção dessa energia no Rio Grande do Norte, formando assim uma unidade auto-sustentável e um centro de capacitação profissional.
“Se mesmo com uma estação de inverno rigoroso a produção desse tipo de energia limpa é possível na Europa, aqui no Estado iremos fazer os estudos necessários para estabelecer uma maneira de aproveitar nosso potencial para termos também bons resultados”, garantiu a governadora, que viu os projetos como bem-vindos.
“Temos que aprender e fortalecer essa atividade no Estado, levando as cooperativas locais para conhecerem o projeto. Capacitação de mão de obra local para geração de emprego, renda e desenvolvimento tecnológico, esse é o tipo de proposta que buscamos”, defendeu a governadora Rosalba Ciarlini. Também participou da reunião o presidente da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/RN), Roberto Coelho.