Parte do dinheiro destinado ao pagamento da fatura de energia elétrica, agora, tem outra finalidade. Uma realidade que pode ser comprovada no Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes, e no Hospital Maria Lucinda, no Recife. Nas duas instituições, a substituição dos tradicionais chuveiros elétricos por placas solares de aquecimento de água está proporcionando uma significativa economia de energia
Os equipamentos foram adquiridos e instalados por meio do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Às 10h desta quinta-feira (07), o presidente da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini, inaugura oficialmente a implantação do novo sistema na casa de repouso. A troca dos equipamentos é uma ação do Programa de Eficiência Energética da Celpe, que busca proporcionar economia de energia, por meio do fornecimento e instalação gratuitos de aparelhos elétricos de consumo eficiente, enfatiza Ciarlini.
No Abrigo Cristo Redentor, um sistema completo de aquecimento solar de água foi doado e instalado, em fevereiro deste ano, para substituir os 24 chuveiros que atendiam aos idosos da casa. A Celpe investiu R$ 205 mil e estima que a economia no consumo de energia referente ao aquecimento da água, com a troca do sistema, chegue aos 90%.
O Abrigo Cristo Redentor, fundado em 1942, é o maior e mais antigo do Estado. Atualmente atende a 150 idosos, homens e mulheres, com idade aproximada de 80 anos e sofre escassez de voluntários para o desenvolvimento de atividades recreativas com os internos. A contribuição da Celpe integra as obras da reforma pela qual o abrigo passou nos últimos meses. Projeto semelhante foi executado no Hospital Maria Lucinda. Os 16 chuveiros do Pavilhão São José foram substituídos por duchas com água aquecida pelas placas solares. As obras foram concluídas também em fevereiro deste ano e representaram investimentos da Celpe de R$ 111 mil. Para elaborar e executar o projeto de eficientização do consumo dessa ala do Hospital, a Celpe realizou uma avaliação técnica das instalações e considerou as necessidades dos pacientes.
Studio Equinócio
Fontes: http://www.aoss.org.br/