A CERA, órgão regulamentador do setor energético do Chipre em breve dará início à um programa de net-metering para instalações solares fotovoltaicas a serem instaladas nas diversas residências do país.
No primeiro ano o programa será implantado voluntariamente em 125 residências para verificar os diferentes itens de qualidade e sustentabilidade da tecnologia de modo que a partir de 2014 seja estabelecida a meta de se instalar os sistemas em todas as casas cipriotas a partir de 2014
O custo da instalação será pago pelos consumidores – cerca de € 6.000 para um sistema de 3KW – mas a partir daí, o fornecimento eletricidade será praticamente gratuito e inesgotável.
Um sistema fotovoltaico pequeno que corresponde ao consumo da casa será instalado nos lares, de modo que, no final do dia, a produção a partir da energia solar fotovoltaica será aproximadamente a mesma que o consumo da casa. Os sistemas produzem eletricidade ao longo do dia – quando há sol – necessitando apenas da rede de abastecimento central durante a noite.
O Partido Verde do país expressou satisfação com intenções da Agência, acrescentando que queria garantir que não sejam impostas restrições excessivas para consolidar o esquema. Segundo investigação sobre o assunto, o partido mostrou que pelo menos 5000 telhados das casas podem ser imediatamente transformados em produtores de energia elétrica solar, sem problemas operacionais comentando que á hora das empresas de energia abandonarem sua posição negativa em relação à auto-produção de eletricidade.
“Infelizmente, a promoção do uso de energia solar em Chipre atinge um beco sem saída devido a burocracias inaceitáveis e intoleráveis e a uma falta de visão (bem como os interesses escusos)”, acrescentaram membros do partido.
Com o método de net-metering, a energia que foi consumida pela edificação é calculada, bem como é a produção de energia dos painéis solares, e então é simplesmente deduzido do consumo de energia da casa.Por exemplo, se uma casa precisa de 400 kWh de eletricidade e seu sistema solar fotovoltaico produziu 350 kWh, então, com base no método de net-metering a família será cobrada por 50 kWh.