Entre os entrevistados, 48% disseram que a principal motivação seria reduzir o quanto pagam na conta de luz.
Os brasileiros querem ter placas solares para gerar energia no telhado. E a motivação econômica é mais forte que a ambiental para eles. É o que revela uma pesquisa de opinião feita pelo instituto Datafolha por encomenda do Greenpeace. Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados comprariam um sistema de energia solar se houvesse linhas de crédito com juros baixos. A motivação do consumidor é financeira. Entre os entrevistados, 48% disseram que a principal motivação seria reduzir o quanto pagam na conta de luz e 17% que gostariam da independência da distribuidora. Apenas 16% citaram os benefícios ambientais como principal motivação.
A geração doméstica de energia elétrica cresceu 65 vezes em um ano no Brasil. E 98% dessas fontes caseiras são placas solares.
A preocupação econômica também está na cabeça do consumidor quando pensa na viabilidade de instalar painéis solares. Para 59% dos entrevistados, a geração só é possível para quem tem casa própria. A energia solar é coisa para quem tem dinheiro, segundo 54% dos entrevistados.
Por outro lado, os consumidores parecem ver tanto valor econômico no investimento em paineis solares que 54% disseram estar dispostos a entrar num consórcio. Entre os assalariados, metade afirmou que usaria os recursos do FGTS para comprar um sistema de energia solar. Eles também afirmaram que entrariam numa cooperativa com sistema de energia solar.
O assunto ainda é considerado novo e complicado para os brasileiros. Mas o quadro parece estar evoluindo. Cerca de 48% dos entrevistados disseram que a geração doméstica de eletricidade é um tema muito complexo. Um índice menor em comparação aos 56% que responderam à mesma pergunta no ano passado.
Fonte: http://epoca.globo.com/