A capacidade acumulada de energia solar na Índia atingiu 8.727 MW em 31 de outubro e recentemente cruzou o marco de 1 GW de telhados solares no mês passado. Estes são os últimos dados do Ministério da Energia Nova e Renovável (MNRE).
Segundo a consultoria Bridge to India o país atingiu 1.020MW de implantações de telhados solares, tendo adicionado 513MW nos últimos 12 meses.
O crescimento no ano passado foi de 113% e uma trajetória semelhante é esperada no próximo ano, com o país adicionando mais capacidade do que em todos os outros anos juntos.
Embora o crescimento mais vertiginoso tenha sido até agora em escala de utility (usinas de grande porte), as instalações nos telhados devem crescer a um ritmo mais rápido nos próximos cinco anos, estimuladas por custos diminuindo 12% ao ano nos últimos quatro anos.
Cabe destacar que das adições de capacidade solar instalada nos telhados até agora, 22% foram através de contratos de compra de energia (PPAs).
A consultoria também informou que o crescimento no mercado está ligado à melhoria da economia especialmente entre os consumidores comerciais e industriais que dominam o mercado com 63% da capacidade solar instalada.
Cabe destacar que a paridade tarifária de rede para clientes comerciais e industriais foi atingida em 17 dos 19 maiores estados da Índia e em estados como Maharashtra e Haryana, a diferença nas tarifas convencionais de energia elétrica e dos telhados solares pode ser até 30%.
O governo anunciou políticas mais atraentes nos últimos anos como a medição líquida (semelhante ao que se pratica no Brasil) , subsídios para clientes selecionados e financiamentos mais baratos para o setor, embora haja uma enorme margem para melhoria em todas as frentes.
Eis uma país que tem “futuro brilhante” para o setor solar nos telhados.