A Boeing anunciou recentemente que seu novo Boeing 787 jato que terá sua linha de montagem na Carolina do Sul, será fabricado totalmente alimentado por energias renováveis. A nova unidade da empresa terá um telhado coberto com painéis solares fotovoltaicos que fornecerão a maior parte da energia necessária para as operações da planta e o restante será suprido com a compra de certificados de energia renovável. O sistema será composto de 18.000 painéis solares, que produzirão 2,6 megawatts de potência.
Os painéis solares no telhado da nova fábrica produzirão energia suficiente para abastecer 250 casas, e conforme Jim Albaugh, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, a Boeing primeira fábrica do mundo 100% renovável. Parece ser um passo na direção certa para um fabricante cujos produtos estão entre os meios de transporte mais poluentes do planeta.
“O que isso nos mostra é que a Boeing vai fazer de tudo um pouco melhor”, disse o senador Jim DeMint. Esse sentimento também foi destacado pelo senador Lindsey Graham da Carolina do Sul. “A escolha da Boeing vai tornar mais fácil para que outras empresas, na Carolina do Sul e no país possam seguir o mesmo caminho”, disse ele. A planta fabril será oficialmente aberta para em Julho e primeiro jato construído com 100% de energia renovável sairá cerca de um ano após da abertura da fábrica.
Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Inhabitat