As mudanças climáticas e o intenso desenvolvimento global têm exigido das empresas uma nova postura quanto às questões energéticas e ambientais. Diante dos desafios, a Tramontina Eletrik, fabricante de materiais elétricos com sede em Carlos Barbosa (RS), tomou a iniciativa de desenvolver um projeto próprio de geração de energia por sistema fotovoltaico, que apresentou eficiência de 80% em relação à média anual nacional.
O sistema, que tem como fonte a radiação solar – caracterizada por ser limpa, renovável e gratuita -, é interligado à rede elétrica regional, de forma a complementar a capacidade de geração. Esta integração permite à Tramontina Eletrik utilizar uma quantidade menor de energia originária da distribuidora, possibilitando economia tanto financeira como de recursos hídricos – sujeitos às condições climáticas – e termelétricos – mais caros e poluentes.
A iniciativa demonstra a preocupação da empresa com a sustentabilidade e está alinhada às políticas de eficiência e otimização de utilização de recursos no processo produtivo. Além disso, o sistema é ambientalmente correto tanto na concepção como na sua fabricação, uma vez que o material é reciclável.
Os conjuntos de placas e componentes do sistema fotovoltaico foram instalados no parque fabril da Tramontina Eletrik há cerca de um ano, período no qual foram realizados diversos testes e adequações necessários e encaminhado o processo de homologação junto à RGE, finalizado em janeiro de 2015.