Ao aliar pequenas doações e engajamento social o crowdfunding ou financiamento coletivo já é amplamente usado em projetos culturais começa a ganhar espaço em outros setores no Brasil. Os novos empreendedores sociais têm aproveitado a oportunidade para angariar recursos para projetos associados a diferentes temas.

Um novo exemplo de campanha social ambiciosa é a plataforma SOLCIAL que deu seu primeiro passo em Agosto de 2014.A idéia dos empreendedores é implantar a energia solar (daí o nome da plataforma SOL + Social) em entidades assistenciais em todo Brasil. O projeto piloto foi lançado na instituição Lar de Marcos, localizado em Contagem, Minas Gerais. Com o objetivo de abrigar, educar e amparar a infância órfã em regime de internato, o Lar de Marcos, foi fundado em 1968. (www.lardemarcos.org.br)

A idéia central do projeto é angariar recursos através de doações financeiras e/ou permutas para implantar um sistema de energia solar fotovoltaica nos telhados da entidade. A usina solar projetada pela equipe do SOLCIAL tem uma potência de 5.000 W e produzirá anualmente 6.600 kWh. Como os sistemas de energia solar são projetados para durar 30 anos com uma baixíssima manutenção, as economias de energia elétrica se traduzem em economia de dinheiro para a entidade. Se somarmos todas as economias previstas nos próximos 30 anos o Lar de Marcos vai poupar mais de 280 mil reais, recursos que serão reinvestidos na compra de alimentos, materiais escolares, aulas de capacitação,etc.

Achamos que podemos desenvolver um projeto criativo e impactante na medida em que garantimos um recurso mensal permanente para a entidade, capacitamos mão de obra e a sociedade local para entender a energia solar e contribuímos com aceleração da adoção da energia verde e limpa amplamente fornecida pelo Sol, comenta Marcos Vilela, idealizador do projeto.

Considerando as mudanças climáticas e a redução dos estoques de combustíveis fósseis e não renováveis nós temos um caminho a seguir que conduz ao crescimento, à cooperação global e à oferta abundante de energia limpa, produzida por um sistema de energia inteligente no qual os consumidores vão produzir e gerir sua própria energia. Os painéis solares são ideais para cumprir este plano distribuindo e democratizando a riqueza, comenta Carlos Café, idealizador do projeto.

É uma ferramenta de mobilização virtual em cima de um projeto e ajuda a criar uma cultura de doações nas próximas gerações, encerra Marcos Vilela.

Um futuro pacífico e próspero de energia verde nos aguarda no breve futuro e será desenvolvido com base em princípios básicos: abertura, colaboração, sustentabilidade, integridade e interdependência. Colabore com o projeto SOLCIAL e participe.

Entenda a Campanha em dois minutos

Faça sua doação.É simples, seguro e muito importante. Visite o site da plataforma http://solcial.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário