A informação relativa a perto de 10 mil projetos de energia solar fotovoltaica, que fizeram parte das inscrições aos programas de incentivo ao solar, nos últimos 10 anos, está agora numa plataforma aberta de dados. Entre outros materiais, a Autoridade de Investigação e Desenvolvimento de Energia do Estado de Nova Iorque (NYSERDA) disponibiliza neste portal um mapa de instalações locais e gráficos referentes aos megawatts instalados por sector, por região.
Segundo a NYSERDA, este dados, frequentemente requisitados por empresas do solar, ajudam a identificar as áreas que potencialmente se vão desenvolver e expandir, ou, ainda, comparar instalações e fabricantes de produtos.
Os recursos podem também ser vantajosos a nível academico, servindo como base de estudo e análise, ou para o Operador Independente do Sistema de Nova Iorque, para perceber o impacto do fotovoltaico na rede, por área geográfica.
A acção faz parte da estratégia governamental para apoiar o sector privado na criação de uma indústria solar sustentável, ‘alimentada’ pelo mercado, em detrimento de subsídios estatais, segundo avançou a entidade.
Recorde-se que, desde o lançamento do NY-Sun em 2012, um programa desenhado para aumentar a representatividade do solar fotovoltaico em Nova Iorque, um total de 316 megawatts de nova capacidade foram instalados (ou estão em fase de contrato), um valor que ultrapassa o total instalado em toda a década anterior.
De acordo com a NYSERDA, foi dado aval a um financiamento de mil milhões de euros a ser aplicado até 2023, para atingir o objetivo de 3 gigawatts de capacidade instalada.
Fonte:http://edificioseenergia.pt/