Milhares de produtores de energia solar fotovoltaica espanhóis são esperados este sábado nas ruas de Madrid para uma manifestação contra as medidas retroactivas aplicadas ao sector.

A manifestação, com o lema “Pela segurança jurídica, renováveis e honestidade” (Por la seguridad jurídica, las renovables y la honestidade, no original), está a ser organizada pela Anpier – Associação Nacional de Produtores de Energia Fotovoltaica. Em causa está a aprovação de várias peças legislativas nos últimos quatro anos que têm vindo a reduzir e limitar os incentivos concedidos aos produtores de electricidade de origem solar fotovoltaica.

“Manifestamo-nos para exigir segurança jurídica e para que se avance para um novo modelo energético sustentável, tendo como base as renováveis e a honestidade”, declara a Anpier.

De acordo com a associação, 62 000 famílias sentem-se enganadas pelo Estado espanhol, já que “investiram as suas poupanças no desenvolvimento e geração de energia solar fotovoltaica” e, com os cortes efectuados, encontram-se agora numa situação complicada para fazer face aos compromissos assumidos.

“Atendemos a um pedido do Estado, que solicitou o nosso apoio económico para impulsionar um novo modelo energético responsável e sustentável, para o qual nos ofereceu um quadro regulamentar que garantia um retorno estável aos nossos investimentos, que foram assegurados com as nossas próprias casas. A poucos meses das nossas instalações entrarem em funcionamento, os Reais Decretos que regulavam estes investimentos foram transformados em papel molhado: uma sequência interminável de normas retroactivas cortam para metade os retornos garantidos pelo Estado. Os bancos exigem que respeitemos os compromissos assinados, mas se o Estado não cumpre os seus, não podemos assumir essas dívidas, o que nos obriga a um refinanciamento para não perdermos as instalações e as casas”, acusa a associação.

A manifestação de sábado deverá arrancar do Paseo de la Castellana, em frente ao estádio Santiago Barnabéu, e seguirá de seguida para junto do edifício do Ministério da Indústria, Energia e Turismo espanhol. Segundo o portal de notícias Energías Renovables, o encontro conta já com o apoio de partidos políticos e empresas.

Fonte:http://www.edificioseenergia.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário