A SolarCity, maior empresa de instalação de painéis solares dos Estados Unidos, adquiriu nesta terça-feira a fabricante de painéis Silevo. Elon Musk, empreendedor e dono da Tesla Motors, é o principal acionista da SolarCity. A intenção de Musk com o negócio é garantir o fornecimento de painéis para a ampliação da SolarCity. O empreendedor também quer investir no desenvolvimento de painéis de baixo custo. O negócio é avaliado em 200 milhões de dólares.
Em seu blog, Musk justificou a compra afirmando que o sol irradia mais energia em algumas horas que a demanda mundial em um ano. Então, segundo ele, se os painéis forem equipados com baterias que os permitam funcionar durante a noite, são mais que suficientes para suprir a demanda. “Se não fizermos isso, corremos o risco de não termos painéis suficientes para expandir os negócios no longo prazo”, afirmou Musk em conferência com analistas.
Peter Rive, diretor de tecnologia da SolarCity, afirmou que a Silevo oferece à empresa tecnologia única para transformá-la na companhia de energia solar mais integrada do mundo. Rive e seu irmão, Lyndon, fundaram a empresa com o primo Elon Musk em 2006.
O movimento anunciado nesta terça foi similar ao feito por Musk em fevereiro deste ano, quando revelou planos de construir a maior fábrica de baterias de íon-lítio do mundo, justamente para garantir fornecimento de baterias aos carros da Tesla no longo prazo.
Na semana passada, Musk havia surpreendido o mercado ao anunciar a abertura de todas as patentes da Tesla no intuito de contribuir para o desenvolvimento de tecnologia para a criação de automóveis mais eficientes.
Fonte:http://veja.abril.com.br/