O Governo do Estado de Pernambuco estrutura um novo leilão exclusivo para contratação de empreendimentos de geração de energia solar. O plano é promover o certame após o leilão de energia de reserva (LER), que ocorre no dia 10 de outubro.
Em entrevista ao Jornal da Energia, o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Eduardo Azevedo, informou nesta sexta-feira (13/06) que o governo está refinando as regras do leilão, a fim de evitar problemas futuros que possam interferir no resultado do certame.
“Como em qualquer processo, a gente viu uma oportunidade de melhorar”, disse Azevedo. “Esperamos concluir nossas pendências internas até agosto”, completou.
Este será o segundo leilão solar promovido pelo estado pernambucano. Em dezembro de 2013, foi promovido o PE Sustentável, que viabilizou 122MW (23MW médios) em usinas fotovoltaicas, ao valor de R$228,63/MWh.
Foram vencedores quatro projetos de 30MW e dois de 5MW. As empresas vencedoras foram: Enel Green Power (italiana), Energia, Sowitec (alemã), Sun Premier (sino-espanhola), além das brasileiras Cone-Concierge e Kroma Comercializadora de Energia.
Para Azevedo, a experiência serviu não apenas para mapear a oferta e a demanda, mas principalmente para chegar a um referencial de preço. Foram inscritos 36 empreendimentos, que totalizavam potência instalada de 1041 MW.
Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/