O projeto piloto para geração fotovoltaica da Tractebel recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar, a partir desta quinta-feira (08/05), os testes de operação da usina Nova Aurora, de 3MW de potência. O empreendimento, localizado no município de Tubarão, em Santa Catarina, está ao lado do complexo termelétrico Jorge Lacerda.
O projeto é o segundo a ser viabilizado por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D), da Aneel, conhecido como chamada nº13. O primeiro, que iniciou operações em novembro de 2012, foi a usina Tanquinho da CPFL Renováveis. Ao todo, a chamada teve 18 projetos somando 24,6MW e investimentos totais estimados em R$395,9 milhões.
O projeto da Tractebel foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e demandou quase R$60 milhões de investimento. O objetivo do projeto é avaliar o desempenho técnico e econômico da geração fotovoltaica em diferentes condições climáticas na matriz elétrica brasileira.
Segundo dados da Aneel, hoje existem 9,3MW fotovoltaicos em operação, representando 0,01% da matriz elétrica brasileira.
Adaptado de: http://www.jornaldaenergia.com.br/