Somente em Março o Chile adicionou à sua matriz energética 23,2 MW de nova capacidade de instalações solares fotovoltaicas. Em Janeiro de 2014 a capacidade total instalada no país era de apenas 6 MW e agora já são mais 173 MW.
Os dados foram apresentados no último relatório do instituto de pesquisa chileno de energia renovável, o Centro de Energias Renovables (CER) . O país acrescentou 167 MW nos 3 primeiros meses de 2014 , dos quais 23,2 MW adicionados em março.
De acordo com o relatório, quatro projetos fotovoltaicos em larga escala foram concluídos no Chile nos últimos 3 meses. As energias renováveis representam hoje cerca de 7 % da produção total de eletricidade do Chile, com a solar fotovoltaica representando cerca de 7,5% da produção total de energia renovável e 0,91 % da capacidade total instalada de geração do país. Os cenários são promissores e o Chile tem 5,95 GW de projetos fotovoltaicos aprovados. A maioria dos projetos devem ser localizados dentro e ao redor do deserto de Atacama , no norte do país , e muitos serão construídas em nome de empresas de mineração que não foram capazes de expandir suas operações devido ao acesso limitado à eletricidade.
Adaptado de Photon