O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) apresentou, na última semana, um Projeto de Lei que determina a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar em novas edificações de habitações populares em Mato Grosso.
O objetivo da proposta, conforme Dal’Bosco, é minimizar os impactos ambientais causados na geração de energia elétrica através das hidrelétricas e fontes não renováveis como o petróleo e o carvão, investindo numa fonte renovável e gratuita.
“O Estado apresenta uma série de características geográficas favoráveis ao aproveitamento da energia solar para aquecimento de água e geração de energia elétrica fotovoltaica. Visamos incentivar a produção e o uso de energia produzida a partir da luz solar, um sistema ecologicamente correto e barato”, destaca o parlamentar.
Pelo projeto, as instalações deverão ser dimensionadas para cobrir, no mínimo, 35% de toda a demanda anual de energia das novas casas populares. Os equipamentos deverão ter sua eficiência comprovada por órgãos técnicos credenciados pelo Inmetro e Procel.
Dilmar afirmou que medidas semelhantes já foram adotadas pelos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Segundo ele, em Mato Grosso, mesmo sem uma legislação específica, alguns municípios já vem incorporando essa nova modalidade, a exemplo Rondonópolis.
“Precisamos ampliar esse sistema para os municípios que vão receber casas populares do Estado. Temos uma localização privilegiada que contribui na adoção de uma energia limpa e renovável, e que conserva o meio ambiente”, exalta.
Fonte:http://www.expressomt.com.br/