A revisão do documento referência para a Investigação e Inovação em Aquecimento e Arrefecimento Solar, desenvolvido pela European Technology Platform on Renewable Heating and Cooling (RHC-Platform), está em consulta pública até ao próximo dia 28 de Fevereiro. Toda a indústria do solar térmico está convidada a enviar pareceres de aconselhamento e partilha de conhecimentos sobre os objectivos em matéria de tecnologias e programas de investigação expressos naquele documento.
“Convidamos a indústria a apoiar formalmente este quadro referência. Este suporte é crucial para que o documento ganhe um forte reconhecimento dos decisores políticos ao nível nacional e europeu”, apelou Gerhard Stryi-Hipp, presidente da RHC-platform.
Este guião tecnológico centra-se em três soluções principais em matéria de solar térmico, que assentam em desafios societais, para 2020, como as aplicações industriais, oportunidades de modernização e sector da nova construção, e, ainda, os NZEBs (edifícios com necessidades quase nulas de energia).
“As soluções propostas neste roteiro irão desempenhar um papel importante na competitividade futura do sector e ajudarão a situar o solar térmico entre as principais opções de renováveis para aquecimento e arrefecimento no mercado”, afirmou o responsável.
A versão disponibilizada para consulta engloba, por exemplo, contribuições dadas num workshop, realizado no passado mês de Janeiro, na Renewable Energy House, em Bruxelas.
Fonte:http://edificioseenergia.pt/