Minnesota localizado na região norte dos Estados Unidos acaba de lançar um programa de incentivo à energia solar fotovoltaica e térmica para seus moradores. O programa coordenado pelo Departamento de Comércio prevê o investimento de US$ 15 milhões por ano para os consumidores que desejarem implantar aquecedores solares de água e painéis solares fotovoltaicos e tem como premissa que as tecnologias sejam “Made In” Minnesota, ou seja, sejam certificados como fabricados no estado.
Aproximadamente 50 por cento dos incentivos vão para sistemas residenciais e cerca de 50 por cento, para sistemas comerciais e para se qualificar aos incentivos, os sistemas solares fotovoltaicos devem ter potência inferior a 40 quilowatts (kW).
Os idealizadores do programa preveem um acréscimo da capacidade instalada de energia solar da ordem de 6 MW, um aumento de 43%.
Vários critérios serão utilizados para determinar os montantes de incentivos. Por exemplo, incentivos para sistemas fotovoltaicos serão baseados no desempenho quantificado pela atual produção total de energia de um sistema – e será pago por um período de 10 anos.