O Banco Mundial vai lançar uma nova iniciativa global para a eficiência energética nas cidades. O programa chama-se “City Energy Efficiency Transformation Initiative” (CEETI), com a duração de três anos, e vai ter como objectivo o aumento do investimento em eficiência energética nas cidades dos países em desenvolvimento. Mais detalhes serão conhecidos no lançamento do programa, agendado para um dos eventos paralelos que antecede o congresso mundial Smart City Expo World, em Barcelona.
De 19 a 21 de Novembro, a cidade catalã recebe vários representantes mundiais na exposição e congresso dedicada às cidades do futuro. O lançamento do CEETI vai acontecer durante a conferência CitiSense, organizada pelo Banco Mundial. Em discussão vão estar temas como a eficiência energética, tecnologia e inovação como impulsionadores de transformação para as cidades dos países emergentes.
Aproveitando a ocasião, o Banco Mundial vai também apresentar o seu quadro desenvolvimento para as smart cities em economias emergentes. Neste enquadramento, as cidades são encaradas como ecossistemas, cujos governos, universidades, sectores privados e cidadãos interagem e trabalham conjuntamente para co-criar e proporcionar serviços da cidade e onde a tecnologia é vista como um factor que permite esta interacção através da inovação. Esta abordagem reforça o poder dos cidadãos para resolver os problemas da sua cidade e para ajudar as administrações a alcançar mais com menos.
Para além da exposição e congresso principais e do CitiSense, o Smart City Expo World vai incluir mais de 20 eventos paralelos. O programa pode ser consultado aqui.
Fonte:http://edificioseenergia.pt/