A Apple estaria trabalhando na criação de um carregador solar para iPhone e MacBook, segundo uma patente registrada nesta quinta-feira nos Estados Unidos. Segundo o Apple Insider, apesar de já ter outras patentes relacionadas à energia solar, esta seria a primeira vez que Cupertino se aproxima de algo com condições de chegar às mãos do consumidor.
A patente, chamada “Sistema de gerenciamento de energia para aceitar adaptador e energia solar em dispositivos eletrônicos”, descreve um sistema que usa componentes já disponíveis, e não tenta inovar na forma de obtenção da energia. A novidade está em conseguir usar a energia sem precisar de um circuito externo para convertê-la ao aparelho móvel (com conversão DC para DC embutida).
MacBooks e iPhones aceitam apenas voltagens de corrente direta (DC), mas a intenção da Apple é que um adaptador AC para DC possa transferir a energia da placa fotovoltaica para o aparelho. Há também a possibilidade de usar uma placa que gere energia em DC, sendo apenas necessário ajustar a voltagem. Em ambos os casos, o sistema incluiria um sensor de controle SMC.
O sistema, segundo a descrição da Apple na patente, seria capaz de monitorar as energias tradicional, elétrica, ou de fonte solar. A patente concedida hoje foi pedida em 2012, e credita Kisun Lee, Manisha P. Pandya ae nd Shimon Elkayam como os inventores.