O mercado solar térmico na Europa caiu 5,5% em 2012, de acordo com o Barômetro europeu EurObserv’ER. Esta é a quarta contração consecutiva desde 2009, com as vendas de colectores solares a diminuírem 1,2 milhões de m2 nestes quatro anos.

Em 2012, no total, estima-se que tenham sido instalados 3.395.420 m2, face aos 3.591.580 m2 de 2011. Os colectores com vidro continuam a dominar o mercado, representando 97% do mercado.

Apesar disto, a evolução negativa desanima o sector que, em 2011, estava mais confiante, depois de dois anos duros. Mesmo a Alemanha, que continua a ser o único a instalar mais de 1 milhão de m2 por ano e que cujo mercado cresceu ligeiramente em 2011, volta agora a desacelerar (-9,3%), deixando de marcar o ritmo do mercado europeu. Os países do Sul, nomeadamente Portugal, Espanha e Itália, são os mais afetados, sofrendo as consequências da recessão e da crise no sector da construção. Estes dois factores têm sido determinantes para o mercado solar térmico europeu, aos quais se junta ainda a pressão de outras tecnologias, como as bombas de calor ou o fotovoltaico, que concorrem diretamente e em termos de disponibilidade de investimento.

Embora não sejam ainda conhecidas as estatísticas oficiais da ESTIF (European Solar Thermal Industry Federation), o cenário parecia mais pessimista.

Em entrevista à Edifícios e Energia em Março passado, o presidente da federação Europeia, Robin Welling, falou numa retração de 8% em 2012 e apontava para os novos mercados de aplicações de larga escala como uma das possíveis saídas desta tendência negativa.

Fonte:http://edificioseenergia.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário