As células fotovoltaicas são como folhas: captam a luz do Sol e transformam-na em energia. Um grupo de investigadores do Georgia Institute of Technology e da Purdue University (EUA) desenvolveu uma destas células utilizando substratos naturais derivados de plantas. As células, feitas de nanocristais de celulose (CNC), podem ser recicladas em água quando acabam o seu ciclo de vida. Esta nova tecnologia é apresentada no «Scientific Reports», nova publicação do «Nature Publishing Group».

Os investigadores demonstram que estas células fotovoltaicas orgânicas alcançam uma eficiência de conversão de energia de 2,7 por cento, um valor sem precedentes para células derivadas de matérias-primas renováveis.

Os substratos de CNC são transparentes, permitindo a passagem de luz passe. Esta é, posteriormente, absorvida por uma camada muito fina de um semicondutor orgânico. Durante o processo de reciclagem, as células fotovoltaicas são imersas na água a temperatura ambiente. Em apenas alguns minutos, o substrato de CNC é dissolvido e os maiores componentes da célula podem ser facilmente separados. Os nanomateriais de celulose feitos a partir de madeira são verdes, renováveis e sustentáveis e os substratos têm pouca rugosidade. As próximas etapas da investigação passam por “melhorar a eficiência da conversão de energia acima dos 10 por cento.

Adaptado de http://www.cienciahoje.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário